GEMBA WALK:  A gestão da organização do trabalho orientada por meio da vivência relacional no “chão da fábrica”

Integridade, transparência e confiança

O aumento de produtividade e a excelência operacional são os pilares balizadores para se alcançar os resultados pretendidos pelas empresas. Mas como superar os problemas rotineiros enfrentados na gestão da organização do trabalho a fim de se alcançar o objetivo desejado? O olhar cuidadoso sobre os elementos que compõem o método GEMBA Walk pode ser um aliado nesse processo.

“Gemba. Que palavra maravilhosa. O lugar – qualquer um em qualquer organização – onde os seres humanos criam valor.”  Jim Womack, frase retirada do livro Caminhadas pelo Gemba (2011). Dito de forma simples, é planejar por meio de um olhar na base do processo social. Estar, vivenciar e gerir a organização do trabalho a partir da vivência relacional dos trabalhadores que trabalham, criam e geram o valor.

De origem japonesa e parte essencial da gestão do Lean, a palavra Gemba significa “o lugar real”, ou seja, o lugar mais importante de uma empresa, onde as coisas realmente acontecem. Seu proposito é que a alta gerencia adote o habito da ida a “chão de fábrica”, interaja com cada trabalhadora e trabalhador que executa o seu oficio diariamente.

E-mail, whats app, SMS, telefone….não é Gemba! Ir ao Gemba, é vivenciar diariamente a rotina e processos da base da pirâmide social. Ver e viver os processos como eles realmente ocorrem.

A CRUZOLETTO acredita que, com um olhar crítico a essa proposta metodológica do Gemba, em um modelo participativo, como filosofia empresarial, alinhado com o engajamento dos trabalhadores, com abertura para debate sobre seu dia-a-dia, suas atividades, dificuldades e expectativas junto a empresa, se possa obter resultados concretos e soluções práticas para problemas e projetos de melhorias para as partes interessadas.

Vamos trabalhar junto nessa parceria com a formação de lideranças que estimulem processos participativos, com um olhar sensível embasado na vivência laboral dos trabalhadores? Conte com a CRUZOLETTO para esse trabalho.

Tags :

example, category, and, terms

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *